VANITAS
Gabriela Oliveira
“Vaidade de vaidades,
diz o pregador,
vaidade de vaidades!
Tudo é vaidade.” (Eclesiastes 1.2)
Entre metáforas e alegorias, esta investigação caminha por questões profundas da existência humana. Opta pela sutileza de lugares, resquícios e fragilidades. O livro Vanitas carrega um estranho colorido, ora sombrio, ora onírico, poético, com olhares sobre a finitude, a fragilidade humana e a efemeridade das vaidades. Vanitas é o segundo livro da fotógrafa e artista visual brasileira Gabriela Oliveira.
“Quando criança em minha cidade natal, às Sextas-Feiras da Paixão, haviam procissões e rezas, o que para mim soava muito sombrio e colorido ao mesmo tempo. Havia o cortejo do corpo de Jesus em uma urna transparente, haviam velas e orações, as filhas de Maria, as Madalenas, havia um sofrimento encenado que de alguma forma se misturavam aos funerais reais que, após os mortos serem velados em suas residências, se realizava a missa de corpo presente na Igreja Matriz no centro da cidade. Sinos dobravam, o cortejo saia para o enterro, pessoas muito bem arrumadas seguiam ao sol fervente em um silêncio profundo o longo trajeto até o cemitério municipal para a despedida”, Gabriela Oliveira.
Vanitas é o fotolivro #6 da coleção Olhavê {Projeto}, coleção de livros de fotografia de autores contemporâneos brasileiros. Os trabalhos inéditos se alinham ao recorte da coleção que prima por narrativas concisas com ênfase na potência poética. A edição dos ensaios problematiza temas e histórias, preservando o discurso subjetivo.
Prêmios:
. Finalista do Prêmio Melhor Livro de Fotografia do PhotoEspaña 2020, Madri, Espanha
Exposições:
. Melhor Livro de Fotografia do PhotoEspaña 2020, Madri, Espanha
ISBN: 978-85-93223-08-2
Olhavê, 2019
250 exemplares assinados e numerados
20,5 x 27 cm, 32 páginas
Fotografias: Gabriela Oliveira
Edição: Alexandre Belém e Georgia Quintas
Design: Fernando Sciarra
Coordenação editorial: Alexandre Belém
Impressão: Ipsis
Valor: R$ 45,00