1978, Gabriela Oliveira

Fotolivros

1978
Gabriela Oliveira

O livro 1978 apresenta a primeira experiência da artista Gabriela Oliveira com a fotografia. Aos 17 anos, vinda do interior do estado, Gabriela morou num pensionato católico no centro de São Paulo. Era 1978, a câmera, uma Fujica 35fs do irmão e alguns filmes Tri-X.

Durante o curso técnico de desenho e comunicação, Gabriela se deparou com o exercício de fotografar o local onde morava. Quatro décadas depois, as imagens se transformam num documentário sobre o cotidiano de um grupo de garotas no final dos anos 1970, que longe das famílias, iniciava um novo espaço social para si mesmas no começo da vida adulta.

Deslocar-se no tempo, através do arquivo fotográfico foi o caminho tomado de convergência para o exercício narrativo da edição. Assim, o livro 1978 transita pela memória ao promover distintos deslocamentos de significados a um acervo que nasce sob a contundência do tempo e do espaço que envolve o registro do passado.

As marcas e manchas no acetato do filme, erros casuais da primeira revelação, são testemunhas de um tempo guardado que revela-se em um lugar-narrativo contemporâneo que estabelece a amplitude de novas histórias.

1978 é o primeiro livro de Gabriela Oliveira, a edição é de Georgia Quintas e Alexandre Belém, com design de Fernando Sciarra.

ISBN: 978-85-68804-04-9
Olhavê, 2016
500 exemplares numerados e assinados
20 x 24 cm, 80 páginas
Impressão Offset, papel Offset 120 gr.
Edição: Alexandre Belém e Georgia Quintas
Design: Fernando Sciarra
Coordenação editorial: Alexandre Belém
Impressão: Ipsis
Valor: R$ 70,00

— onde comprar —

A Banca Vermelha Banca Tatuí Editora Origem Lovely House